“Live” da Elemmor vai discutir o fenômeno das fake news, nesta terça-feira (11): material de apoio já está disponível

10/08/2020 – A Escola do Legislativo de Monte Mor (Elemmor) promove nesta terça-feira (11), a partir das 16h, uma videoconferência sobre o fenômeno das “fake news”. A transmissão será realizada pelo canal do YouTube da Câmara (www.camaramontemor.sp.gov.br/youtube), e contará com a participação do advogado Vinícius Cascone e do jornalista Rodrigo Galdino.

“Fake news é um termo em inglês e é usado para referir-se a falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais”, esclarece trecho do Texto para Discussão elaborado pela Escola, que está disponível neste link. “O conteúdo intencionalmente enganoso e falso [reproduzido pelas fake news] é diferente da sátira ou paródia”, complementa o material.

Assunto amplamente discutido em diferentes esferas da sociedade, nos dias atuais, as fake news são alvo, inclusive, de um Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados, que cria a “Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet”, com normas, dentre outras, para as redes sociais e serviços de mensagem como WhatsApp e Telegram. 

O texto, que já foi aprovado pelo Senado, em junho, passa agora por debates na Câmara Federal, antes da apreciação definitiva. Esses e outros assuntos – como o uso de fake news em campanhas e a disseminação de discursos de ódio, na internet – devem ser debatidos na “live” da Elemmor, que tem duração prevista de 60 minutos, incluindo o tempo para perguntas dos internautas. 

OS PALESTRANTES

Sócio da Cascone Adv. Associados, o advogado Vinícius Cascone é especialista em Direito Administrativo e Direito do Trabalho, com atuação em assessorando de partidos políticos e de candidatos nas últimas oito eleições. Já Rodrigo Galdino é jornalista/assessor de imprensa da Câmara; especialista em Comunicação Pública, é pós-graduando em Ouvidoria Pública e, desde 2019, atua como ouvidor do Poder Legislativo municipal.

Deixe uma resposta