Parlamento Jovem

Nos termos da Resolução 03 de 2019, o programa Parlamento Jovem, tem caráter educativo para participação de estudantes de escolas públicas e particulares em funcionamento em Monte Mor com os seguintes objetivos:

  • possibilitar aos estudantes a vivência do processo da democracia representativa;
  • propiciar aos estudantes manifestações do exercício da cidadania relativas ao funcionamento do Poder Legislativo.
  • incentivar estudantes ao conhecimento da ciência política e da gestão pública;

O Parlamento Jovem será composto por 15 vereadores jovens com seus respectivos suplentes e poderá contar com a ajuda de um(a) jovem assessor parlamentar matriculado(a) no mesmo estabelecimento de ensino. Os vereadores darão apoio aos Jovens vereadores durante o exercício do mandato, disponibilizando a assessoria e estrutura física de seu gabinete para a execução dos trabalhos.

O Parlamento Jovem será executado todos os anos, havendo uma turma no primeiro semestre e uma segunda turma no segundo semestre e cada legislatura do Parlamento Jovem terá duração de até dois meses.

As eleições dos jovens vereadores serão realizadas nas escolas previamente definidas por um termo de compromisso que inclui o calendário de atividades e programação mínima de estudo sobre Estado Democrático de Direito. O programa pode acontecer com a participação de uma ou várias unidades escolares a depender do interesse.

Com os jovens vereadores eleitos, tomarão posse e elegerão a mesa diretora do Parlamento Jovem. Após formação mínima sobre processo legislativo municipal e as técnicas legislativas para elaboração de proposituras, os jovens vereadores realizarão sessões legislativas e reuniões de comissões.

Após a última sessão deliberativa, haverá exposição das fotos dos vereadores jovens na galeria do Parlamento Jovem, escolha dos projetos de destaque e a entrega dos certificados de participação.